segunda-feira, 23 de março de 2015

Trabalho/Carreira


Empresária mais poderosa do país, Chieko Aoki, dá 8 dicas para se dar bem no trabalho e na vida

Chieko Aoki foi eleita pela revista Forbes a segunda mulher de negócios mais importante do Brasil, atrás apenas da presidente da Petrobras, Graça Foster. Em entrevista à Marie Claire ela deu oito dicas valiosas para as mulheres que querem se destacar na profissão e, de quebra, ter uma vida mais feliz


A empresária Chieko Aoki costuma ser lembrada por sua capacidade de inovação e pelo empreendedorismo. Ela revolucionou o mercado hoteleiro do país, instituindo novos parâmetros de qualidade e de serviço, e criou uma nova rede, a Blue Tree, que, em 16 anos de existência, opera 23 hotéis em 18 cidades brasileiras.

A empresária nasceu no Japão, onde passa temporadas, e se mudou para o Brasil aos 6 anos. Formada em direito pela USP, Chieko trabalhou na Europa, Ásia e Estados Unidos, onde também fez cursos de pós-graduação.

Com uma fala pontuada por uma encantadora sabedoria oriental, Chieko listou à Marie Claire oito tópicos para mulheres que querem se sair bem em suas carreiras.

Desenvolva sua auto-estima
“Boa auto-estima é fundamental porque te faz igual aos outros”, diz a empresária. Ela lembra ainda que os pais têm grande responsabilidade na construção da auto-estima das crianças. “As famílias orientais, em geral, têm muito forte o valor da humildade, mas é importante não deixar que os filhos se sintam inferiores.”

Tenha disciplina
“Disciplina é uma forma de respeito com os outros”, acredita Chieko. Não se atrasar para os compromissos e cumprir sua palavra, por exemplo, se encaixam aqui. Além disso, ser disciplinada ajuda a chegar aos seus objetivos e isso vale para as pequenas coisas. “Há sempre altos e baixos, mas se eu quero fazer, vou lutar e persistir”, ensina.

Seja autêntica
“Não tenha vergonha de ser você mesmo”, aconselha a empresária. “Com certeza, em algum lugar, há alguém que gosta de você como você é. Uma pessoa vai descobrir algo bom em você.” Chieko lembra, porém, que é preciso saber ouvir outras opiniões e se adequar às situações. Quando isso ocorrer, o lema é: “Seja dócil com você”.

Não crie limites para você
Chieko é uma aprendiz voraz e diz se permitir a viver novas experiências. “A gente não dá conta de aprender tudo nesta vida. Por isso, não coloco nenhum limite: ‘Isso sim, isso não’. Se alguém me convida, eu vou.” Isso ajuda na hora de cobrar resultados. “Quer ser importante? Faças as coisas menos importantes.”

Não critique os outros
“A crítica deixa as pessoas para baixo e devemos evitar isso. Tenha coração grande: se não gostar de alguém simplesmente não fale nada.” Chieko lembra ainda que não existe um padrão para ser feliz e nunca se deve julgar as escolhas alheias. “Não queira interferir na felicidade dos outros.”

Crie laços
Fortalecer suas relações pessoais é importante para se dar bem no trabalho e na vida, acredita a empresária. Ter interesse genuíno pelos colegas é um caminho para criar vínculos fortes e duradouros e que podem levar as pessoas mais longe. “Pergunte sobre os hobbies, a família”, exemplifica.

Pense além
Um dos lemas da empresa de Chieko é pensar mais um, ou seja, pensar em uma outra maneira de executar determinada tarefa. “Não há uma forma melhor de fazer?”, questiona ela. “Pensamento não custa nada. É uma riqueza que você tem e que é gratuita.” E o melhor: quanto mais você pratica, mais essa riqueza aumenta."

Faça com a alma
“Em japonês, ki (alma) está em todas as palavras que tem alguma relação com o jeito de fazer, de ser”, explica. A empresária recorreu ao dicionário japonês para fazer um treinamento para sua equipe. “Para entender a alma do cliente, o seu espírito tem que entender o dele e as mulheres entendem muito bem a linguagem da alma.”

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/  -  Em 17/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário