terça-feira, 30 de setembro de 2014

Netiqueta: regras de etiqueta na Internet

 
As regras de comportamento são necessárias em qualquer tipo de convívio social e, na internet, uma etiqueta virtual se torna imprescindível.

A netiqueta (palavra oriunda da fusão das palavras net + etiqueta) cumpre o papel de intermediar a boa comunicação virtual.
Eis aqui um guia com algumas regras básicas de netiqueta e também o que não é aceitável no mundo da web.

Evite escrever em letras maiúsculas.

Na hora de escrever uma mensagem (seja um e-mail profissional ou uma conversa em rede social), evite escrever em letras maiúsculas. Como a internet tem suas limitações na hora de imprimir emoções, as letras maiúsculas acabam sendo usadas como “grito”. Uma mensagem inteira assim pode denotar outro sentido, mesmo sem querer. Também é interessante escrever seus textos de forma clara e objetiva. Negrito, itálico e sublinhado são utilizados apenas em pontos específicos de detalhe. Abusar de gifs animados e fontes coloridas também não é uma boa escolha.
Evite escrever em outra língua.
 
Evite ofensas e falta de educação
 
Use sempre a força das idéias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que sejam mal educados consigo. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.

Evite escrever em outra língua

Evite escrever em outra língua, a não ser que seja solicitado. Não dá pra saber se todo mundo irá compreender a sua mensagem, principalmente fora de ambientes corporativos.
 
Use a pontuação no texto.
 
Use a pontuação, pois ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto e alguma confusão, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.

Divida o seu texto em blocos

Na hora de escrever uma mensagem longa, divida o seu texto em blocos e, se possível, por subtítulos. Mensagens grandes e contínuas são cansativas, ainda mais em uma tela de computador.

Mande e-mails em cópia oculta 

Na hora de mandar e-mails para mais de uma pessoa, opte por mandar em cópia oculta, principalmente se essas pessoas não se conhecem. Isso diminui a possibilidade de spams e mensagens indesejadas.
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário