quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Dicas/Saúde


Bolsa de mulher é cheia de bactérias

Celular, batom, camisinha, chaves e... bactérias? Siiim! Alguns germes e bactérias vivem escondidos na sua bolsa. Saiba como fazer uma faxina geral e evitar problemas de saúde 


CHICLETES, BALAS E GULOSEIMAS

O Doutor Bactéria é categórico: germes adoram qualquer alimento, em particular os que contenham umidade e açúcar. Em contato com a salmonela e o E. coli, uma simples goma de mascar facilmente causa diarréias e dores abdominais. Melhor manter tudo selado com plástico e eliminar as embalagens abertas no prazo máximo de 48 horas.



ABSORVENTE HIGIÊNICO

Tanto o tipo tradicional quanto o tampão interno costumam ser envoltos em papel frágil, que se rasga com facilidade. Resultado: portas abertas para a sujeira que fica grudada no revestimento interno da bolsa. Para não arriscar pegar uma infecção vaginal, mantenha apenas um ou dois, dentro de um nécessaire menor, em saco plástico novo e lacrado


CELULAR

Não vive sem ele? “Esse é um dos objetos mais contaminados do mundo atual”, garante Figueiredo. “Sua sujeira é semelhante à encontrada na sola do sapato e pode conter todos os microorganismos presentes também no dinheiro”, alerta. Para limpar seu aparelho, use álcool isopropílico, à venda nas farmácias de manipulação. E todos os dias!



BATOM

Para não adotar um sorriso amarelo (de doente), fuja dos com validade vencida. Se tiver hidratante na fórmula, é ainda pior, já que microorganismos amam umidade. Emprestou à amiga? “Pode pegar herpes labial, candidíase oral (sapinho) e cáries. Contaminado, serve de trampolim ao Helicobacter pylori, germe causador da gastrite e da úlcera”, diz o Doutor.


CARTEIRA

"As notas contidas nela costumam passear por locais cuja imaginação mais fantasiosa jamais alcançaria”, diz Figueiredo. Resumo da ópera: têm elevado nível de contaminação. Nosso rico dinheirinho transporta germes como o Staphylococcus aureus (provoca otite, conjuntivite, sinusite e doenças alimentares, entre as infecções) e a Candida albicans (causadora de candidíase e até unheiros), além de fungos das micoses. Mais: vírus responsáveis por gripes, resfriados e outras doenças nada agradáveis convivem ali numa boa. Para se proteger, lave bem as mãos. Géis anti-sépticos são úteis, mas não sem antes um pit stop na torneira. "Em vez de limpar, podem fixar a sujeira ali presente", alerta ele.



ESCOVA E PENTE DE CABELO

Suas cerdas e dentes podem abrigar fungos da caspa e de várias infecções, sem falar no ácaro, o vilão das alergias. Deixar essa dupla perto de um alimento solto na bolsa (como maçã) é roubada - fios mortos (além dos cosméticos aplicados) servem de alimento para os germes. Para manter esse arsenal da penteadeira tinindo, lave tudo a cada dois dias com água e sabão. "Não é preciso ferver nem usar outros produtos químicos", diz o biomédico.


Fonte: texto em http://mdemulher.abril.com.br/ e fotos na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário