sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Como combinar Queijos e Vinhos



Queijo e vinho são companhia ideal para receber amigos. Saber o que combina com o que pode não ser tarefa fácil.
Em geral, um queijo forte pede um vinho tinto, mas em alguns casos, seu sabor é tão intenso que se sobrepõe até ao dos vinhos mais encorpados, e outros podem cair melhor com vinhos brancos, mais ácidos. Além de saber quais as combinações ideais, se a intenção é servir apenas queijos e vinhos, oferecê-los do mais suave ao mais forte garante o sucesso da degustação.

Mas não é necessário se ater a combinações extremamente rígidas e precisas, basta escolher um vinho de boa relação qualidade e preço.

Uma postagem no Terra.com, ensina a combinar o alimento e a bebida em alguns passos:

Quantidade
Escolha pelo menos cinco tipos, entre os de sabores suaves e mais fortes. Evite servir mozzarella, queijo prato ou queijo-de-minas e também provolone e parmesão. Os três primeiros são muito comuns, e os dois últimos, muitos fortes e podem atrapalhar a degustação dos outros tipos e também da bebida.

Disposição

Sirva-os sobre tábuas, sem fatiar ou cortar em pedaços pequenos deixando que cada convidado corte os queijos.  Para não misturar os sabores é importante que cada tipo de queijo tenha sua própria faca.
 


Outros alimentos

Frutas e pães  são complementos ideais. Além de combinar com alguns queijos, ajudam a limpar o paladar para experimentação de novos sabores. Uvas e maçãs são as preferidas . Deixe água à disposição dos convidados.

Combinações

Normalmente, queijos de casca dura combinam com vinhos tintos, e queijos frescos vão melhor com os brancos. E quanto mais cremoso o queijo, mais acidez o vinho deve ter.

Um único vinho

Um único vinho pode ser servido durante toda a reunião, mesmo tendo vários tipos de queijos à disposição. 
 

 Queijos azuis

Os queijos como o gorgonzola, roquefort, stilton, maytag, combinam com vinhos mais doces, para quebrar o sabor rico, forte e salgado.
 

Queijos frescos e sem casca
Vinhos brancos leves, como o riesling ou chardonnay, acompanham bem mozzarella ou mascarpone. Vinho rosés também são opções.

Suiços

Os queijos como  emmental, gruyère, maasdame e gouda são de fácil paladar e costumam agradar a todos. Os vinhos que melhor combinam são os brancos doces, como os chardonnays. 

 Fondue

Prefira os brancos ácidos, como os suíços, gregos, austríacos ou os feitos com a uva sauvignon blanc da Nova Zelândia.


Fonte:http://mulher.terra.com.br/queijos-e-vinhos/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário