quarta-feira, 30 de julho de 2014

10 alimentos que melhoram o humor

Diversos estudos e pesquisas indicam que hábitos alimentares saudáveis podem interferir diretamente no nosso humor. Já pensou em viver feliz e de bom humor apenas... comendo? "Quem tem bons hábitos de alimentação sofre menos com estresse, ansiedade e depressão", afirma Camila Mendes de Abreu, professora do curso de nutrição da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.

Veja quais são eles, coma com prazer e sorria porque, tirando o chocolate, a balança não vai reclamar!

 
1. Banana: Rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade.

2. Chocolate: o cacau possui carboidrato e triptofano, que estimulam a produção de serotonina no organismo. "Prefira os tipos meio amargo ou 70% de teor de cacau, já que esse tipo tem também poder antioxidante.
 

3. Ovo: a gema é rica em colina, fundamental para formação e manutenção da memória. Melhora a cognição, a coordenação motora e a sensação de bem-estar.
4. Pimenta: Rica em capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. A pimenta de cheiro, a vermelha e a malagueta são as melhores.

5. Alface: Tem efeito calmante, graças à lactucina presente no talo da planta. O miolo é rico em lítio,que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão.

6. Leite: também é fonte de tripotofano, fundamental na formação da serotonina, ligada ao bem-estar.

7. Laranja: além dela, qualquer outra fonte de vitamina C é boa para o humor. Previne danos às células nervosas e neurônios e acalma.

8. Aveia: o cereal é rico em triptofano e aminoácido, bons condutores da liberação da serotonina.

9. Castanha: fonte de gordura saudável, proteína e sal mineral. Importantes na ação antioxidante e no combate ao estresse. Ricas em triptofano, auxiliador do humor.

10. Arroz integral: rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz, que é removida para fazer o arroz branco.

Um comentário: