sábado, 21 de junho de 2014

Festa de Corpus Christi



Na última quinta feira a igreja comemorou a solenidade do Santíssimo Corpo e sangue de Cristo, festa chamada Corpus Christi. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
A festa de Corpus Christi é uma manifestação pública de fé na Eucaristia, por isso o costume geral de fazer a procissão pelas ruas das cidades.

No meu tempo de menina, os católicos enfeitavam as suas janelas com as suas mais belas toalhas, transformando-as em altares para saudar o Santíssimo, que passava por aquela rua
Hoje há o costume de enfeitar as ruas com tapetes de serragem, flores e outros materiais, formando um mosaico multicor, muito comum em vários lugares. Algumas cidades tornam-se atração turística neste dia, devido à beleza e expressividade de seus tapetes.

Aqui postamos uma linda amostra destes tapetes, que  ornaram as ruas em redor da matriz de Petrolina na festa de quinta-feira.
 




 

 


 
Fotos de Cristina e Ivone Caffé


Um comentário:

  1. Durante a procissão ainda vimos toalhas brancas estendidas e alguns altares montados nas calçadas das ruas onde passamos.
    Os tapetes estavam muito bonitos. Dava até pena de pisar...

    ResponderExcluir