quinta-feira, 29 de maio de 2014

Saúde e Bem Estar na Terceira Idade




A busca da vaidade e a procura pela melhoria da qualidade de vida por parte dos idosos vêm ganhando status por um simples motivo: a expectativa de vida deles vem aumentando gradativamente e, segundo o IBGE, 27% dos idosos são responsáveis por mais de 90% do rendimento familiar. A estimativa dos especialistas em geriatria e gerontologia é que em 2025, este número chegue a 32 milhões de brasileiros na terceira idade. Isto provoca a necessidade do bem-estar e a maior procura pelo ser belo, além do dinheiro sobrando no bolso, claro.

A vaidade é tão importante para a saúde na terceira idade quanto exames periódicos e exercícios físicos, dizem os especialistas. Cuidar-se significa manter a própria dignidade. O cuidado com a aparência é fundamental para a saúde dos idosos porque está associada à saúde psicológica.

Um dos métodos recorridos pelos idosos para se incluírem neste perfil de beleza é apostar em aulas de aeróbica e, até mesmo, na musculação, até então tida como atividade para os mais jovens. “Quando falamos de atividade física para idosos, devemos levar em consideração as limitações dos mesmos, assim como a atividade mais adequada.


Ao cuidar-se, a pessoa com mais de 60 anos lembra que ainda está no mundo embora, muitas vezes, esteja aposentada, com filhos criados e sem o viço físico da juventude, o que é natural.

“As idosas estão começando a gostar da idade que têm. Querem estar bonitas de uma forma compatível com seu corpo”, explica Valmari Cristina Aranha, psicóloga do serviço de geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. “A terceira idade não é mais uma minoria. As pessoas passaram a ter uma imagem melhor e mais realista das mulheres idosas. Elas estão menos caricatas, não tentam mais parecer jovens”, completa.

A indústria da beleza está de olho nestas consumidoras. “Hoje são mais de 18 milhões de consumidores ‘sênior’, que têm mais de 60 anos de idade. A renda mensal soma R$ 7,5 bilhões”, diz Renata Eduardo, gerente de marketing da categoria rosto da Natura, que recentemente lançou um hidratante específico para mulheres de 70 anos ou mais. “O mercado de produtos antissinais para maiores de 70 anos é novo e pouco explorado”, completa.


          O grande desafio deste século é aliar a estética com a qualidade de vida, pois não terá validade alguma o indivíduo ter pouquíssimas rugas em seu rosto, se ele não apresentar por exemplo, uma saúde óssea condizente com suas atribuições.
Recomenda-se  então, que em conjunto com um tratamento de beleza, o  idoso esteja em sintonia com a promoção de sua saúde, elegendo hábitos saudáveis como alimentação balanceada e exercícios moderados. Esta é uma atitude com enfoque preventivo, e não mais paliativo. Saúde e beleza sempre estiveram interligadas, ainda mais neste período, em que as doenças deleitam o corpo de forma mais severa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário