quinta-feira, 1 de maio de 2014

Recordações da Juventude.

Nasci em uma família grande (meus pais criaram oito filhos), e a situação lá em casa era de muito sacrifício. Como meu pai se aposentou cedo, e não  ganhava lá estas coisas, minha  avó materna e alguns tios sempre ajudavam, quer seja financeiramente ou dando feira, roupas/sapatos, etc..

Não tenho muita certeza de como pude estudar em um colégio particular, mas acredito que havia a ajuda de alguma “fada madrinha”. Isso foi muito importante para minha educação, mas também me levou a passar por momentos difíceis (digo até, vexames), quando adolescente, por conviver com amigas que tinha uma situação financeira bem diferente da minha.

 Eu fazia parte de um grupinho no colégio que, em uma determinada época, combinou que cada uma das participantes deveria levar um lanche especial, em um determinado dia da semana, e em quantidade suficiente para todas. Quanto mais se aproximava o meu dia, mais preocupada ficava porque os lanches das outras colegas eram maravilhosos, e eram levados em lindas travessas. Com aquela idade, e com vergonha de falar da minha situação financeira, quase crucifiquei minha mãe para providenciar um lanche especial. Hoje não me recordo o que levei, mas tenho certeza que, embora muito simples, foi algo muito gostoso como tudo que ela fazia.

 Lembro também de outra situação em que fui convidada para um banho de piscina, com as outras amiguinhas, na casa de uma delas. Fiquei louca para ir, mas não tinha um biquíni adequado para aquela ocasião e, como o convite era imediato, dei uma desculpa qualquer e não fui.

 Nada disto me envergonha ou me deixou com traumas. Conto como boas lembranças de uma juventude feliz, junto de pessoas que me incluíam no grupo sem qualquer discriminação. 
Sou muito agradecida pelo privilégio de ter nascido em uma família que, com tão parcos recursos, nos educou para vida, com os pés bem fincados na realidade, sabendo dar valor a todo esforço que eles fizeram por nós.
Boas lembranças,
Grácia

6 comentários:

  1. Com muito esforço e coragem nossos pais conseguiram nos educar da melhor forma possível pois nos deu muito amor e atenção, nos ensinou a enfrentar a vida com garra e determinação, soube punir quando necessário e deixou gravado em todos nós os princípios e valores essenciais para viver com a cabeça erguida.
    Obrigada meu Deus por ter me colocado nesta família pois, apesar das dificuldades, que foram tão bem administradas por nossos pais, somos pessoas felizes e de coração puro.
    Ótimo texto Grácia!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mas foi uma família feliz!
    Passei por muitas e boas, mas nunca tive inveja nem complexo de inferioridade.
    Passávamos muito melhor (mesmo com as grandes dificuldades) que muita gente hoje considerada "classe média"

    ResponderExcluir
  3. Família mais que especial que não trocaria por nenhuma outra nesse mundo.

    ResponderExcluir
  4. O importante é que podíamos nos apresentar bem,em qualquer lugar, porque fomos muito bem educados. O importante é que sempre fomos muito felizes, na nossa família maravilhosa !!! Hoje, todos nós, somos pessoas honradas, honestas, educadas tementes a Deus, que vivemos uma vida de união, respeito e felicidades!!!
    Parabéns pelo belo texto, Grácia! Beijos Yara

    ResponderExcluir
  5. A felicidade é construída pelo que somos e não pelo que temos. Nós somos o exemplo vivo disso. Me orgulho de fazer parte desta história.

    ResponderExcluir