terça-feira, 11 de março de 2014

Saúde


Escolha do colchão adequado previne dores na coluna
Conforto e densidade do produto são essenciais na hora da compra

Dormir de bruços provoca fadiga nos músculos por causa do desalinhamento da cervical 
Foto: Miriam Lower / Brand X

Uma boa noite de sono é o desejo de qualquer pessoa após um longo e exaustivo dia de trabalho. Porém, se você costuma acordar no dia seguinte indisposto e com dores leves ou intensas nas costas, o culpado pode ser o colchão que você utiliza.

Embora muitos não se preocupem com as condições desse item, é preciso cautela com o prazo de validade, verificar se o mesmo atende às necessidades do biotipo de cada pessoa e, obviamente, observar se o colchão é confortável de modo que permita o alinhamento da coluna para evitar problemas mais sérios, como hérnias de disco e até artrose.

— O colchão não pode ser muito macio, com densidade inferior ao peso da pessoa, pois não oferece a sustentação adequada para a coluna. O ideal é que ele seja firme, nem rígido demais, nem mole demais— explica o fisioterapeuta Helder Montenegro.

De acordo com o especialista, é fundamental que o item modele adequadamente a região das costas. Desta forma, ele sustentará de maneira equilibrada o peso corporal, evitando o aparecimento de incômodos na região no decorrer do dia.

— Quando o colchão é demasiadamente mole, pode provocar curvaturas exageradas, distorções na superfície ou até mesmo favorecer para um desalinhamento da coluna vertebral— alerta Montenegro.

A densidade do produto deve ser compatível ao peso e altura do indivíduo. Os colchões de mola, por exemplo, permitem um alto conforto, resistência e durabilidade para pessoas até 150 kg. Já no caso dos colchões de espuma, como possuem diferentes densidades, cada uma delas é indicada para uma determinada faixa de peso.

Em relação à escolha do travesseiro, a sua altura deve ser mediana para que o pescoço não fique em uma curvatura desalinhada e prejudique a coluna vertebral. Além disso, o ideal é que ele seja trocado em um intervalo de no máximo dois anos por causa dos fungos e ácaros que são prejudiciais à saúde.

Confira outras dicas do médico para prevenir dores nas costas ao dormir:

- Evite dormir de bruços, pois provoca fadiga nos músculos por causa do desalinhamento da cervical. O ideal é dormir na posição lateral e colocar um travesseiro entre as pernas

- Evite colocar o braço por baixo do travesseiro, pois pode causar bursite, escoliose e má circulação

- Não durma sem travesseiro porque as vértebras do pescoço se comprimem e, com isso, a coluna lombar faz um arco por causa do quadril

- Para sair da cama, vire-se de lado e apoie uma das mãos no colchão ao se levantar

- Troque o colchão de espuma a cada 5 anos. Mas se houver ondulações ou afundamentos no mesmo, a troca deve ser feita imediatamente

- Durante o dia, sempre flexione os joelhos ao pegar objetos que caíram no chão

- Mantenha o controle do peso corporal para não sobrecarregar a coluna

- Não permaneça muito tempo sentado no trabalho, pois pode agravar em dores nas costas no final do dia. O recomendado é levantar a cada hora para se alongar

- Evite carregar bolsas e mochilas muito pesadas no dia-a-dia

- Pratique atividades físicas para fortalecer a região lombar e prevenir lesões na região

 ##   *   *   ##

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/

2 comentários: