sábado, 22 de março de 2014

Dia Mundial da Água

Dicas para economizar água




1. Banho rápido

Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia. 


2. Torneira fechada
Na hora de escovar os dentes, molhe sua escova e feche a torneira em seguida. Abra de novo só na hora do enxágue. Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes e faz a barba, você gasta até 25 litros de água. 

3. Elimine Vazamentos e Infiltrações
Torneira que pinga sem parar, encanamento vazando, descarga desregulada? Essas são formas bobas de desperdício de água que devem ser imediatamente resolvidas. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 40 litros por dia. Se for um filete de água você terá jogado fora 130 litros por dia e 3.900 em um mês.

4. Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

5. Lavando louça
Limpe bem os restos de comida de pratos e panelas antes de colocar para lavar. Vale botar os itens de molho, dentro da pia, para ficar mais fácil na hora de limpar. Ao lavar as louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxague tudo de uma só vez. 

6. Lavando o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

7. Mangueira, vassoura e balde
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

8. Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia. 

9. Aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

10. Privada não é lixeira

Nunca use o vaso sanitário como lixeira para descartar cotonetes, fio dental, cabelos nem nada parecido. Lugar de lixo é na lixeira. 
Cada vez que você dá descarga são gastos aproximadamente de 10 a 14 litros de água. Por isso, evite dar descarga sem necessidade. E se você joga lixo na privada ainda corre o risco de causar um entupimento.

11. Roupas unidas
Importante deixar a roupa acumular um pouco para lavar tudo de uma só vez. O correto é usar a máquina de lavar com a capacidade total. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso.
Se na sua casa o tanque é que é usado, lembre-se de fechar a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.

12. Pressão política 
Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.
Fonte: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário