domingo, 16 de fevereiro de 2014

A Mulher e o Cartão de Crédito.





Com maior participação na renda familiar e no mercado de trabalho, a mulher passou a gastar mais nos últimos anos. E o cartão de crédito é a forma de pagamento favorita. Mulheres das classes B e C estão desembolsando 18% do orçamento com o pagamento das faturas, segundo pesquisa da Quorum Brasil. Roupas, lanches e supermercado estão entre os principais gastos com cartões.


A comodidade trazida pelo uso do cartão, no entanto, fez também aumentar a inadimplência entre o sexo feminino. As mulheres são 55% das pessoas cadastradas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). "Ainda assim, elas são boas pagadoras, ficam menos tempo no registro negativo", destacou o gerente de relacionamento e negócios do SPC Brasil, Ronaldo Guimarães. Ele explica que as mulheres da faixa de 30 a 39 anos são as que mais utilizam os cartões. "Nessa idade, elas estão estáveis financeiramente e tendem a gastar mais com a família e geralmente fica responsável pelas compras do mês, vestuário e necessidades dos filhos.”  Além disso, comprar coisas das quais não precisa é uma característica tipicamente feminina. "A maioria das mulheres têm muitos pares de sapatos e bolsas, algumas que nunca foram usadas".


O cartão oferece facilidades, como deixar o pagamento para outro mês, mas é uma das modalidades mais caras de financiamento. Portanto, evite pagar o valor mínimo ou parcelar a dívida.   O especialista dá dicas para que o cartão de crédito não se torne um vilão. "Assumir uma prestação é, necessariamente, ficar endividado. Fazer um planejamento e controlar os gastos é essencial."
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário